Powered By Blogger

terça-feira, 11 de maio de 2010

Enxaqueca

Dicas para evitar esse mal...


Especializado em saúde, o site WebMD lista uma série de situações corriqueiras que podem desencadear a temida dor de cabeça.

Pular as refeições principais

Você só toma café e depois só janta? Errado! O certo é fazer as três refeições: café da manhã, almoço e jantar, com alimentos frescos e cheios de nutrientes. “Além de não pular as refeições, é importante comer no mesmo horário, criando uma regulação crono-biológica”.

Queijo
Segundo o site, os amantes do queijo podem ter mais dor de cabeça. Eles sugerem que se mantenha um diário alimentar, a fim de ajudar a identificar a relação da dor com a ingestão de queijos. Mas o médico questiona a dica. “Se o queijo lhe der dor de cabeça, mude o tipo ou a marca. Queijos podem ser alimentos positivos, pois têm alta concentração de vitaminas A e D, mas os derretidos são piores para digerir”, diz o médico Alexandre Feldman.

Rabo de cavalo apertado
A moda pode pedir rabos altos e apertados, mas isso não é uma boa ideia se você tiver propensão a dores de cabeça. O site sugere evitar os rabos apertados e o uso de chapéu. Para Alexandre, até sutiã apertado pode causar dores de cabeça.

Cheiros fortes
Os cheiros ruins não são os únicos a provocar mal estar. Perfumes e flores também podem ser o estopim de um incômodo corporal. O médico sugere especial atenção com produtos de limpeza.

Bebida alcoólica
Que beber em excesso faz mal a saúde não é novidade para ninguém. Mas, para os que sofrem de enxaqueca, é importante notar se o consumo de alguma bebida específica não é a causa de suas dores. “As bebidas com alto teor de sulfitos, como o vinho tinto, geralmente causam mais dor de cabeça”, conta Alexandre. A dica do médico e do site é a mesma: evite beber.

Óculos com o grau errado

Já pensou que aquela dorzinha chata de cabeça pode ser resultado de óculos com grau defasado? Para conferir, marque uma consulta com o seu oftalmologista.

Calor
Mudanças bruscas de temperatura podem ser a causa de um mal estar. Como não podemos controlar o tempo, conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para uma vida melhor. Se um calor repentino, por exemplo, lhe causa dor de cabeça, use e abuse dos líquidos (água e sucos) e tente ficar em ambientes mais frescos.

Sexo
Sim, o site diz que sexo pode dar dor de cabeça. E Alexandre confirma a informação: “Quem é propenso a sentir dor de cabeça pode ter uma crise desencadeada pelo ato sexual. É a chamada celaféia orgásmica benigna. Isso pode atrapalhar a sua vida sexual, além da de seu (sua) parceiro(a)”. Mas, como os médicos não recomendam a abstinência, vale apostar nos remédios para dor.

Bruxismo
O ranger dos dentes é causa comum de dor de cabeça. Para isso, o recomendado é procurar um dentista e resolver o problema, que pode ser causado por outro grande inimigo, o stress.

Stress
O stress é o grande culpado de vários males do homem moderno. Por isso, não ache que é uma frescura procurar formas de relaxar e ter uma vida mais leve. O site recomenda técnicas como yoga e meditação.

Para finalizar, Alexandre recomenda procurar um médico caso as dores de cabeça persistam, apesar dos cuidados básicos descritos acima. Evite a automedicação.

Via : Alternativa Saúde

2 comentários:

  1. Nossa, que coisa, sexo da dor de cabeça??? =S Poxa vida... rsrsrs eu tenho enxaqueca crônica e o que eu tenho mais que evitar é chocolate.. esquisito não?

    Adorei o post, dicas muito interessante.
    Aproveito para te convidar a participar do sorteio lá no meu blog! Estou sorteando um kit de produtos para cabelos mara.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir