quarta-feira, 16 de abril de 2014

Chia: a semente que ajuda a emagrecer e queimar gordura!



Originário do México e Colômbia, o grão da chia é fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).


1 – Tem ação anti-inflamatória, porque  o  grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo. 
2 – Tem compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.
3 – Contribui com o controle do diabetes, graças ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós prandial (pós refeição). As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada.

4 – É grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso  no estômago, tornando a digestão mais lenta e  resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.
5 – Pode ser um alimento coadjuvante na redução do risco de doenças  cardiovasculares,diabetes, dislipidemia em indivíduos que apresentam sobrepeso, isso também por melhorar a resistência à insulina e perfil lipídico. Os indivíduos obesos ou que apresentam sobrepeso já tem fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares. 
6 – Combate a constipação, ajudando com a boa saúde intestinal, isso também pela quantidade de fibras que fornece.
7 – O consumo do grão favorece também o controle da pressão arterial, porque o ômega 3  presente tem efeito anti-hipertensivo.
8 – A presença do ômega 3 também faz com que a chia seja um bom alimento para a saúde cerebral, já que esses ácidos graxos poli-insaturados são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.
9 – Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscular no pós treino, isso por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e também a presença de minerais que são perdidos pelo suor.
10 – É um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos, por ser  fonte de proteínas vegetais. A qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais.

Mas com tantos benefícios, como incluí-la na alimentação?


Chia no Iogurte!

Chia nas frutas!


Chia  nos patês!


Chia nos sucos!

Eu já estou tomando, e vocês, já experimentaram?
xoxo


12 comentários:

  1. Cadê meu pai pra ver esse post, senhor???

    >> Nosso blog, visite!
    - xoxo –

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  2. Amei a dica eu vou tentar usar rsrsrs beijos Flor

    www.estilonana.com

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  3. Olá
    já como sempre que posso com mamão e fica bom e eu tb acho q ajuda no intestino, seu blog ta uma graca seguindo bjus mil

    http://cibelefloriano.blogspot.com.br

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  4. humm, delíciaaa adoro coisas naturais (e não naturais tb, mas abapha! hihih)

    Seguindo seu blog flor, te convido a seguir o meu tb e curtir minha fanpage :D

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    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

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  5. Excelente Informação !

    http://www.lugarcertoimoveis.com.br

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  6. Sempre como chia a minha médica me disse sobre os benefícios dela , e eu sem pensar duas vezes coloquei ela na minha alimentação , as vezes bato junto com a vitamina , ou coloco nas frutas ou danone e adoro os resultados , beijos www.mandaliveira.blogspot.com

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  7. Ai, guria do céu! Tô tentando entrar em dieta desde que o ano de 2014 começou e não consigo, acredita :/
    Tenho chia, mas como falei, acabo fugindo da dieta e deixo ele de lado! Mas acho incrível seus benefícios :)
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